Veja o que abre e o que fecha durante a cúpula do G20 no Rio

Durante o período da cúpula do G20, o expediente está suspenso em todos os órgãos públicos da cidade do Rio. Apenas serviços essenciais, como saúde, segurança, transporte público e coleta de lixo funcionam normalmente durante o megaferiadão.

Outros setores também vão funcionar normalmente, como comércio de rua, bares e restaurantes, hotéis, centros e galerias comerciais, incluindo shoppings. Pontos turísiticos, teatros, cinemas e bibliotecas da capital continuam abertos durante megaferiadão. 


Os bancos não vão funcionar durante a cúpula, mas contas de água, energia e telefone, com vencimento durante o feriado, podem ser pagas no dia útil seguinte, 21 de novembro (quinta-feira).


Como fica o trânsito?

- ATERRO DO FLAMENGO

A Prefeitura anunciou intervenções na área ao redor do MAM, sede da Cúpula do G20. O Complexo G20 inclui as principais áreas de circulação de autoridades e delegações, abrangendo o Aeroporto Santos Dumont, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Vivo Rio, a Marina da Glória, a Fundação Getúlio Vargas, o Monumento a Estácio de Sá e a orla da Zona Sul, onde está a maioria dos hotéis em que líderes e delegações vão se hospedar.

As mudanças começam na sexta-feira, dia 15, porque os órgãos de segurança vão fazer atividades nas pistas do Aterro. As pistas vão ficar fechadas, nos dois sentidos, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá, das 7h ao meio-dia.

Já do domingo, dia 17, até terça, o Aterro do Flamengo fica fechado, nos dois sentidos, e só os veículos relacionados ao G20 vão poder circular. No dia 20, quarta-feira, o Aterro do Flamengo vai ficar aberto, mas não terá a tradicional área de lazer.

- ZONA SUL

Atenção para os moradores e pra quem pretende passar pela região da Av. Atlântica, Av. Vieira Souto e Av. Delfim Moreira, em Copacabana e Ipanema.

De acordo com a CET-Rio, interdições pontuais vão acontecer durante a passagem dos comboios e serão feitas pelos batedores acompanhando as delegações. Equipes Guarda Municipal também vão reforçar a atuação na região.

E vale lembrar que as vagas de estacionamento no entorno dos hotéis serão bloqueadas. Também não será permitida carga e descarga ao longo da orla da praia.

Funcionamento dos transportes:

- TRENS

Na sexta-feira (dia 15), feriado de Proclamação da República, e no fim de semana, a SuperVia vai operar com horário de domingos e feriados. Tem também manutenção na via e na rede aérea. Os ramais impactados são Deodoro, Belford Roxo e Gramacho/Saracuruna.

Já na segunda e terça da semana que vem, os trens vão circular com grade de sábado e com ajustes pontuais na circulação.

No dia 20, Dia da Consciência Negra, a grade volta a ser de domingos e feriados com ajuste também nos intervalos. Com o fim do megaferiadão, os trens da Supervia voltam a circular com o intervalo normal de dias úteis.

- METRÔ

Nos dia 15 e 20 de novembro, feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra, o metrô vai funcionar das 7h às 23h. No fim de semana, a operação segue nos horários habituais -- no sábado das 5h à meia-noite, e, no domingo, das 7h às 23h.

Na segunda e terça-feira da semana que vem (18 e 19), o horário de operação do metrô será das 5h à meia-noite.

- BRT

De acordo com a Mobi-Rio, na sexta (15) e na quarta-feira (20), a operação segue o planejamento dos sábados. Nos outros dias, o BRT vai circular nos horários normais.

- VLT

A partir desta quinta-feira, dia 14, até sábado, o VLT vai operar em regime especial para o G20 Social das 5h às 17h.

As as paradas dos Museus, Navios/Cais do Valongo e AquaRio/Utopia não vão funcionar. A partir das 17h, a Linha 1 vai deixar de operar.

Já a linha 3 terá um trajeto maior: em vez de circular apenas entre o Santos Dumont e a Central, vai até o Terminal Gentileza. As linhas 2 e 4 operam normalmente.

- TÁXIS

No megaferiadão do G20, os pontos de táxi na região da Praça Mauá vão ficar na Av. Venezuela, entre a Av. Barão de Tefé e a Rua Silvino Montenegro; e na Av. Rio Branco, entre a Rua Acre e a Rua Visconde de Inhaúma. Os pontos de ônibus da região da Praça Mauá serão mantidos durante o feriadão.

Categoria:

Deixe seu Comentário